Programas de Monitoramento da Qualidade do Ar

O monitoramento da qualidade do ar pode ser usado basicamente de duas maneiras: no diagnóstico ambiental das áreas de influência, antes da implantação de um empreendimento; e na avaliação de impactos nas etapas de implantação e operação do empreendimento.

Diferentemente do monitoramento de emissões atmosféricas, o monitoramento da qualidade do ar é realizado no entorno do empreendimento poluidor, preferencialmente na comunidade mais próxima, a fim de avaliar o impacto da poluição na população (receptores), e verificar o atendimento aos padrões de qualidade do ar.

A EnvEx Engenharia e Consultoria tem realizado monitoramentos da qualidade do ar desde o início de suas atividades, e portanto possui larga experiência nesta área. A empresa já atendeu uma gama de clientes: indústrias diversas, usinas termelétricas, obras de infraestrutura (rodovias, portos), empreendimentos imobiliários, dentre muitos outros clientes.

Os monitoramentos da qualidade do ar são sempre realizados em conformidade com a Resolução CONAMA Nº 491/2018 e demais requisitos legais aplicáveis. Nos monitoramentos da qualidade do ar também é realizado o monitoramento anemométrico (velocidade e direção do vento), conforme exigido na Resolução SEMA Nº 016/2014, do Estado do Paraná. A empresa possui ainda uma estação meteorológica completa, que também pode ser usada nos monitoramentos da qualidade do ar.

A EnvEx Engenharia e Consultoria dispõe de equipamentos próprios para a medição dos principais parâmetros da qualidade do ar da Resolução CONAMA Nº 491/2018:

  • Partículas Totais em Suspensão (PTS);
  • Partículas Inaláveis (PI);
  • Dióxido de Enxofre (SO2);
  • Dióxido de Nitrogênio (NO2);
  • Fumaça;
  • Material particulado.