envex-logo-branca

Programas de Monitoramento da Qualidade da Água

A informação sobre a qualidade da água de corpos hídricos é essencial na elaboração de diagnósticos ambientais para licenciamento de diferentes tipos de atividades e empreendimentos com potencial poluidor dos recursos hídricos, como aterros sanitários, armazenamento temporário de resíduos sólidos, lançamento de efluentes em corpos d’água, atividades de mineração e indústrias diversas.

O monitoramento da qualidade da água é a ferramenta utilizada na obtenção de dados e geração destas informações, tanto no diagnóstico quanto no acompanhamento das medidas mitigadoras e compensatórias previstas nos programas ambientais. O monitoramento da qualidade da água é também utilizado na calibração de modelos de qualidade da água, em estudos de prognóstico.

Ainda, é a qualidade da água que define o enquadramento do corpo hídrico nas classes de uso da Resolução CONAMA Nº 357/2005. Desta forma, o monitoramento da qualidade da água configura-se como uma ferramenta auxiliar na gestão dos recursos hídricos por agências reguladoras e comitês de bacia hidrográfica.

A EnvEx Engenharia e Consultoria conta com equipe técnica altamente qualificada e experiente na área de qualidade da água. A empresa realiza os seguintes serviços relacionados ao monitoramento da qualidade da água:

  • Elaboração de planos de monitoramento da qualidade da água;
  • Coleta de amostras, análise de parâmetros in-situ (Oxigênio Dissolvido – OD; Temperatura; pH; ondutividade, etc);
  • Coleta de amostras, acondicionamento e transporte para análise laboratorial dos seguintes parâmetros:Elaboração de relatórios de monitoramento, incluindo o cálculo do IQA (Índice de Qualidade da Água) e verificação do atendimento à Resolução CONAMA Nº 357/2005 e demais normas aplicáveis.

 

Parâmetros físicos:

Cor, Turbidez, Odor e Sabor

 

Parâmetros químicos:

pH, alcalinidade, acidez, dureza, ferro, manganês, manganês, cloretos, nitrogênio, fósforo, oxigênio dissolvido (OD), demanda bioquímica de oxigênio (DBO), Fósforo orgânico e inorgânico, Amônia, nitrato, e nitrogênio orgânico, óleo.

 

Parâmetros biológicos:

Coliformes totais
Coliformes fecais (termotolerantes);
Clorofila-a.
Elaboração de relatórios de monitoramento, incluindo o cálculo do IQA (Índice de Qualidade da Água) e verificação do atendimento à Resolução CONAMA Nº 357/2005 e demais normas aplicáveis.

 

A empresa também possui parcerias com laboratórios credenciados pelo INMETRO para a realização de análises laboratoriais.

Modelagem da Qualidade da Água

Existem diversos fatores ambientais que influenciam a qualidade da água de rios, lagos, reservatórios e estuários. Estes fatores incluem desde a entrada de água por rios afluentes e lançamentos de efluentes poluídos, a interação com o sedimento de fundo, até a alteração dos campos de velocidade e/ou temperatura. A modelagem da qualidade da água tem por objetivo simular as concentrações de substâncias na água, levando em conta essa diversidade de fatores.

A simulação da qualidade da água exige a prévia simulação hidrodinâmica do corpo d’água. Através do modelo de qualidade da água, é possível simular as concentrações de substâncias específicas, considerando a interação entre elas:

  • OD (oxigênio dissolvido);
  • DBO (demanda bioquímica de oxigênio);
  • Temperatura;
  • Fósforo orgânico e inorgânico;
  • Amônia, nitrato e nitrogênio orgânico;
  • Clorofila-a;
  • Zooplâncton.


É possível também simular as concentrações de substâncias genéricas sujeitas à biodegradação ou sedimentação, por exemplo:

  • Óleo;
  • Coliformes fecais (termotolerantes).


A EnvEx Engenharia e Consultoria é especializada em estudos avançados de modelagem ambiental, incluindo modelagem de qualidade da água em lagos e reservatórios. A utilização da modelagem matemática da qualidade da água possibilita realizar as seguintes tarefas:

  • Comparar cenários com diferentes lançamentos ou diferentes condições ambientais;
  • Obter resultados bidimensionais ou tridimensionais (2D ou 3D);
  • Realizar prognósticos (previsões) da qualidade da água;
  • Obter resultados quantitativos e compará-los com legislações ambientais vigentes;
  • Realizar estudos de eutrofização;
  • Considerar efeitos de estratificação de lagos;
  • Simular a qualidade da água durante o enchimento de reservatórios, considerando o aporte de matéria orgânica pelo afogamento da vegetação não suprimida e o aumento gradual do nível da água;
  • Determinar o percentual ideal e a localização das áreas de supressão vegetal, contribuindo na manutenção da qualidade da água em reservatórios e na racionalização de custos com a supressão.


Confira aqui mais informações sobre os softwares de modelagem da qualidade da água empregados pela EnvEx Engenharia e Consultoria.

Softwares de Modelagem Hidrodinâmica, de Transporte de Sedimentos e Qualidade da Água

A EnvEx Engenharia e Consultoria utiliza os seguintes softwares para simulação, sendo que a escolha do software depende dos objetivos da simulação:

  • Delft3D – empregado em modelagem hidrodinâmica;
  • MOHID – empregado em modelagem hidrodinâmica e de transporte de sedimentos;
  • SisBaHiA® – empregado em modelagem hidrodinâmica, de transporte de sedimentos e de qualidade da água.

 

A EnvEx Engenharia e Consultoria possui uma estreita relação no desenvolvimento e teste de modelos computacionais. Para utilização do SisBAHIA®, a empresa possui Termo de Cooperação Técnica com a COPPETEC, responsável pelo desenvolvimento do software. A EnvEx Engenharia e Consultoria possui ainda autorização formal da MARETEC para utilização do MOHID, e colabora no desenvolvimento deste modelo através de alguns de seus colaboradores, que residem em Portugal.